Connect with us

América Latina

Ministério Público da Bolívia emite ordem de prisão contra ex presidente Jeanine Áñez e ex-ministros

Ate o momento, dois ex-ministros já foram detidos; todos são acusados de terrorismo e envolvimento no golpe de estado em 2019. Ao todo, 14 pessoas já foram indiciadas pelo Ministério Público.

Karla Burgoa

Published

on

O Ministério Público da Bolívia emitiu nesta sexta-feira (12) ordem de prisão contra a ex-presidenta golpista, Jeanine Áñez e 4 dos seus ex-ministros, acusados de crimes de terrorismo e conspiração.

Os ex-ministros de governo Arturo Murillo, e de defesa Fernando López, estão foragidos da justiça, depois de fugirem do país, passando pelo Brasil, ainda no final de 2020, após vitória do atual presidente Luis Arce, do Movimento Ao Socialismo.

Diante do precedente, na decisão, a justiça boliviana destacou a necessidade da detenção imediata dos acusados para evitar tentativas de fuga.

Jeanine Áñez assumiu a presidência depois de um  golpe de estado que retirou Evo Morales do poder, logo depois de ter vencido sua quarta reeleição, em outubro de 2019.

Recentemente, Áñez, que foi candidata à governadora pelo estado de Beni e derrotada nas eleições regionais do último domingo (7), acusa de sofrer perseguição política pelo Estado.

 “A perseguição política começou. O MAS decidiu voltar ao estilo da ditadura. Uma pena, porque a Bolívia não precisa de ditadores, necessita de liberdade e soluções”, publicou em sua rede social

Ao longo de 2021, as autoridades já haviam começado a punir os envolvidos no golpe de 2019, assim como os policiais que queimaram as whipalas, bandeiras símbolo dos povos andinos.

Também haviam ordenado a prisão do alto mando militar durante a gestão interina de Áñez. Ao todo, 14 pessoas já foram indiciadas pelo Ministério Público.

Fonte: El deber e Telesur

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X