Connect with us

Europa

Associação de soldados espanhóis pede retirada de estátua de Simón Bolívar de Sevilha

Associação militar solicitou a remoção da estátua de Simón Bolívar por ser um “traidor e assassino de espanhóis”

Nathália Urban

Published

on

Por meio de uma carta dirigida ao prefeito de Sevilha, Juan Espadas Cejas, a associação militar profissional ‘Tercios Viejos Españoles’ (Tervies) solicitou a remoção de uma estátua dedicada a Simón Bolívar, o principal libertador das colônias espanholas na América.

Segundo a associação, “é absolutamente inaceitável” que uma imagem como esta se encontre no Parque de María Luisa daquela cidade, bem classificada como patrimônio histórico andaluz e de interesse cultural, porque Bolívar não pode ser considerado mais do que “um traidor do Império Espanhol “, segundo a carta.

A mídia espanhola ‘El Confidencial’, que teve acesso à carta, informa que os argumentos do grupo se baseiam em alguns fatos históricos: o primeiro, que “em 8 de fevereiro de 1814, durante as guerras de emancipação americanas, o General Rebelde Juan Bautista Arismendi, por ordem de Simón Bolívar, teve 886 prisioneiros espanhóis fuzilados em Caracas ”.

A segunda, que ,entre 13 e 16 de fevereiro do mesmo ano, foram internados no hospital Guaira, na Venezuela, outros 500 espanhóis doentes e feridos.  Fatos que, segundo a associação, são causas suficientes para que o libertador seja considerado “um assassino de espanhóis”.

Nesse sentido, segundo o documento, “é absolutamente inédito que uma estátua seja guardada em nosso país em memória de um inimigo da Espanha, e neste caso também um traidor;  enquanto, ao mesmo tempo, tantos soldados anônimos e marinheiros que deram suas vidas por nossa nação são esquecidos ”, relatou‘ El Confidencial ’.

A estátua de Bolívar, a qual pedem a retirada, foi obra de Emilio Laíz Campos e foi inaugurada em 1981 pelo Rei Juan Carlos I da Espanha e Sofia, com a presença e palavras do ex-presidente venezuelano Rafael Caldera.

Outras estátuas de Simón Bolívar podem ser encontradas na Espanha, existe uma localizada no Parque del Oeste, em Madrid e mais uma em Barcelona. Por enquanto, o pedido de retirada da associação foi feito apenas para a de Sevilla.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X