Nesse sábado (20), em La Guajira, três pessoas foram assassinadas em um novo massacre na área indígena de Maicao, no norte do país sul-americano. Aparentemente, a chacina está relacionada a uma invasão de terra, que levou a vários massacres na área.
Foram os indígenas da região que alertaram sobre o assassinato de três homens, incluindo um estrangeiro, na comunidade indígena Wayuu de Ceura, na área rural do município de Maicao (1.000 km ao norte de Bogotá, próximo da fronteira com a Venezuela), que aparentemente estão relacionados a um conflito de terras e causaram vários massacres na área.
A identidade dos mortos ainda não foi divulgada pelas autoridades. No entanto, ficou estabelecido que se trata de dois indígenas Wayuu que vivem na área e um cidadão de origem venezuelana, que fazia trabalhos de alvenaria.
O massacre ocorreu na tarde do sábado (21) no cemitério comunitário localizado no quilômetro 47 da estrada que liga Riohacha a Maicao, quando estavam construindo uma cripta. Várias pessoas armadas com rifles de longo alcance chegaram ao local e atiraram.
Os povos indígenas pedem a ajuda das autoridades para ajudar seus familiares na transferência para a Venezuela, já que não dispõem de recursos para isso.
Ao que tudo indica os acontecimentos estão relacionados com conflitos de terra: “é isso que causa desentendimentos e as empresas aproveitam essas divisões para entrar nos territórios e colocá-los desta forma por alguns recursos”, denunciou a ONG Nación Wayuu.
A onda de massacres desperta fantasmas do passado no país. Nos primeiros dois meses de 2021, já se registraram 13 massacres, que deixaram pelo menos 23 mortes até o momento.
*com informações de ONG WAYUU, Telesur e INDEPAZ
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
