Connect with us

América Latina

Cuba é escolhida para vice-presidência do Comitê de Descolonização da ONU

O país já assumiu essa posição em várias ocasiões e possui experiência nos assuntos tratados nesta instância

Karla Burgoa

Published

on

Cuba foi eleita, nessa quinta-feira (18), para a vice-presidência do Comitê Especial das Nações Unidas para a Descolonização, “posição que o país assume com o compromisso de continuar lutando para erradicar o colonialismo em qualquer de suas manifestações” – foi o que disse o Representante Permanente do país das Caraíbas junto das Nações Unidas, Pedro Luis Pedroso, quando tomou posse e agradeceu também aos membros do Comitê pela confiança nele depositada.

Mais de 60 anos após a aprovação da Declaração de Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais, o processo de descolonização mundial não foi concluído e “os objetivos estabelecidos na Declaração continuam por cumprir”, frisou o diplomata.

A Quarta Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo, recentemente declarada pela Assembleia Geral em sua 75ª Sessão, “representa um impulso à aspiração comum de todos os Estados membros de erradicar completamente o colonialismo”, destacou.

Junto com as ações do Comitê Especial da ONU para a Descolonização, destacou o diplomata, “a cooperação entre os Estados membros e a Secretaria é fundamental para cumprir a promessa de não deixar ninguém para trás, incluindo os 17 territórios sob domínio colonial e Porto Rico.”

O embaixador cubano também reiterou o compromisso histórico de seu país com a erradicação do colonialismo.

Ele também felicitou a Representante Permanente de Grenada, Keisha McGuire, por sua reeleição como Presidente do Comitê, e os Embaixadores de Serra Leoa e Indonésia, que foram reeleitos como Vice-Presidentes.

Cuba também foi eleita, no início deste mês, para a vice-presidência do Comitê das Nações Unidas para o Exercício dos Direitos inalienáveis ​​do povo palestino.

 O país caribenho já assumiu essa posição em várias ocasiões e possui ampla experiência nos assuntos tratados nessa instância.

*com informações de Nodal

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X