Connect with us

Indígenas

Ministério Público recomenda que todos os indígenas do Amazonas sejam incluídos na vacinação prioritária

Até o momento apenas indígenas aldeados estão sendo vacinados por determinação do Governo Federal

Karibuxi

Published

on

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que todos os indígenas do estado do Amazonas sejam vacinados na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. O documento foi enviado ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Vigilância em Saúde, aos municípios e ao Estado do Amazonas, com prazo de resposta de cinco dias.

O ofício cita o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas, criado pela Lei nº 14.021/2020, que inclui como público-alvo das políticas emergenciais definidas em face da covid-19 “indígenas que vivem fora das terras indígenas, em áreas urbanas ou rurais” e “povos e grupos indígenas que se encontram no País em situação de migração ou de mobilidade transnacional provisória”. Manaus possui população de indígenas do povo Warao, originário da Venezuela, que estão em condições de vulnerabilidade social e de deficiências nutricionais e de acesso à saúde, vivendo em abrigos municipais.

Também foi destacado o estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que constatou que a incidência de Covid-19 entre indígenas que vivem nas cidades é cinco vezes maior que entre a população não-indígena do mesmo meio urbano.

Segundo dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), existem cerca de 20 mil indígenas vivendo na capital amazonense.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X