Connect with us

América Latina

Chile vai doar oxigênio ao Peru e medicamentos ao Equador

O Ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris, confirmou que o Chile pretende doar 40 toneladas de oxigênio ao Governo do Peru

Karla Burgoa

Published

on

O ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris, confirmou a informação que o país pretende doar 40 toneladas de oxigênio ao Governo do Peru.

“ Ontem o chanceler Allamand recebeu um telefonema do governo do Peru, onde aparentemente há um déficit significativo de oxigênio ”, disse.

Por isso, iniciou-se um esforço logístico para colaborar, após contatar “uma empresa que tem uma base de distribuição em Antofagasta, e o oxigênio será entregue a partir da próxima semana ao povo amigo e fraterno do Peru” no valor indicado.

Paris explicou que é o oxigênio líquido que é colocado em tanques especiais para ser usado posteriormente como oxigênio medicinal.

Também estamos colaborando com o povo equatoriano, enviando remédios por ordem do Presidente da República” , acrescentou o ministro.

A notícia chega no meio de uma semana em que foi aberto o debate sobre a vacinação de estrangeiros em situação irregular no país, desencadeado por reportagens da mídia peruana, que garantiam que era possível viajar ao Chile para se vacinar, em um tipo de “turismo das vacinas”.

Depois de uma série de críticas a respeito da resolução do Ministério da saúde sobre a vacinação de estrangeiros, finalmente o ministro tentou resolver a questão na quinta-feira: “ Quem não pode ser vacinado é turista, que também tem que ter muito dinheiro porque tem que pegar avião, pagamento de hotel, quarentena, PCR … é isso que queremos evitar. Não se trata de vir ao Chile para se vacinar como se fosse uma viagem de turismo ”, disse.

Além disso, ele descreveu a polêmica como uma “controvérsia bastante artificial”.

Peru enfrenta escassez de oxigênio após aumento de casos de covid-19

Os hospitais do país estão passando por uma crise parecida com a situação do estado brasileiro do Amazonas, com uma imensa escassez de oxigênio, após suprimentos pelo insumo triplicarem por conta das variantes da Covid-19, que se espalham mais fácil e mais rápido, alertou a ministra da Saúde do país, Pilar Mazzetti.

O Peru precisa de 510 toneladas de oxigênio por dia, mas atualmente só tem acesso à 400 toneladas, deixando o país com “um déficit de 110 toneladas diárias”, disse ela.

*com informações de El comercio e La Republica

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X