Connect with us

Ásia

Ativista é presa na Índia por vídeo de Greta Thunberg em apoio a agricultores

Disha Ravi faz parte do movimento Sextas-Feiras pelo Futuro e teria editado o vídeo em que Greta aparece apoiando manifestação de agricultores na Índia

Ady Ferrer

Published

on

Disha Ravi, uma ativista de 22 anos, foi presa na Índia acusada de ajudar a editar e distribuir na internet um documentário da ativista sueca pelo clima, Greta Thunberg. No vídeo, Greta apoia os protestos de agricultores que tomaram as ruas do país desde o dia 26 de janeiro, Dia da República da Índia, para protestarem contra a Reforma Agrária proposta pelo governo. Greta também criou uma lista com informações para quem quisesse ajudar os manifestantes.

Ravi é líder do braço indiano do Sextas-Feiras pelo Futuro, movimento iniciado por Thunberg com foco nas crises climáticas. Durante o fim de semana, ela foi levada em custódia para ser interrogada . No domingo, 14, um juiz ordenou que Ravi ficasse presa por 5 dias. A família de Disha Ravi e Greta Thunberg ainda não comentaram sobre a prisão.

Bhavreen Kandhari, membro do movimento na Índia, disse que estão esperando mais detalhes da polícia para comentar.

A polícia disse que a lista criada por Greta tem como objeto desinformar:

“A lista buscou amplificar de forma artificial as fake news através de vários tweets que elas criaram em forma de um banco de tweets. E eles solicitaram o público a participarem na ação do dia 26 de janeiro, que era o Dia da República da Índia”

A prisão de Ravi é mais uma lenha na fogueira do caos político na Índia. Ativistas estão organizando protestos ao redor do país e a hashtag #IndiaBeingSilenced (tradução: Índia sendo silenciada) está sendo levantada no Twitter.

*com informações de Reuters

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X