Connect with us

Europa

Turquia terá nova Constituição

Nova Carta se chamará “A Constituição do Reestabelecimento”

Ady Ferrer

Published

on

Na segunda-feira, 8, o Presidente Recep Tayyip Erdoğan surpreendeu ao fazer o primeiro comentário sobre uma nova Constituição no país. Ontem, 11, anunciou que o nome da Carta será “A Constituição do Reestabelecimento”.

O nome é inspirado em um discurso do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Em um de seus discursos para o Congresso Econômico de Izmir, ele disse:

“Meus amigos, nós salvamos nossas terras da invasão do inimigo; nós acabamos com a invasão aos nossos territórios. No entanto, agora, nós temos que conduzir a mesma luta pela independência nas áreas da economia, diplomacia, direito, saúde, aviação, produção, exportação e em todas as outras áreas.

Esses são os princípios que devem guiar a nova Constituição. O processo de escrita será feito em 4 fases durante, ao menos, 2 anos. Especialistas vão se reunir em um Comitê Intelectual para o primeiro debate. Depois, advogados do partido do governo AK e Aliança do Povo se reunirão para determinar o conteúdo da Carta. O rascunho será apresentado para o povo e para os partidos políticos. Em seguida, irá para sanção presidencial.

As duas últimas Constituições foram escritas durante golpes militares. Segundo Erdoğan, a nova Carta será “civilizadora”:

“Talvez tenha chegado a hora da Turquia debater uma nova Constituição. Esse trabalho deve ser conduzido em frente ao povo e através da participação de todos os seus representantes de forma transparente, e o texto que emergirá deverá ser apresentada para aprovação do povo” – disse na segunda-feira

Em 2018, o país passou por uma grande reforma, passando do sistema parlamentar para o presidencial. No entanto, essa transição foi feita através de emendas na Constituição vigente.

Alguns partidos de oposição, como o Partido Republicano do Povo, são contrários e dizem que é mostrar a falha do sistema presidencialista.

*com informações de EuroNews e Daily Sabah

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X