Connect with us

América Latina

Argentina doa oxigênio à Bolívia para atender casos de Covid-19

O carregamento, que deixou o território argentino na última terça-feira (04) levando 8 mil m³ de oxigênio, chegou a Tarija na madrugada desta sexta-feira (05), segundo fontes oficiais.

Karla Burgoa

Published

on

O governo da Bolívia recebeu uma doação de 10 toneladas de oxigênio hospitalar vindos da Argentina, para abastecer locais do departamento de Tarija que enfrentam escassez do insumo no atendimento à pessoas com covid-19.

O carregamento, que deixou o território argentino na última terça-feira (04/02) levando 8 mil m³ de oxigênio, chegou a Tarija na madrugada desta sexta-feira (05), segundo fontes oficiais.

Pelo Twitter, o presidente da Bolívia, Luis Arce, agradeceu o gesto de seu homólogo argentino, Alberto Fernández, e disse que o governo boliviano trabalha para normalizar a produção local.

De acordo com o Itamaraty, o déficit se deve ao fato de a empresa fornecedora do elemento para o Fundo Nacional de Saúde hospitalar ter parado de produzir por defeitos técnicos. 

Para resolver esta emergência, indicou que o governo boliviano administrou a ajuda argentina, que veio por meio de uma empresa produtora de oxigênio no país.

O vice-ministro da Saúde da Argentina, Arnaldo Medina, descreveu a ajuda como uma continuidade da colaboração entre os governos de seu país e a Bolívia desde a posse do presidente Luis Arce. 

“Diante desta dificuldade que o mundo vive, nesta pandemia, é muito importante que as nações irmãs e tão próximas do ponto de vista físico, social, político e cultural, estejam permanentemente dispostas a dar uma mão e colaborar, especialmente no aqueles lugares próximos, na fronteira e que requerem ajuda humanitária ”, indicou.

O primeiro embarque saiu de Tucumán, a 730 quilômetros da capital Tarija, na quarta-feira, 3 de fevereiro, por volta das 18h, horário da Argentina, e chegou a Bolívia por Bermejo na quinta-feira, 4, informou Marcos Salinas, diretor da empresa Cascia Gases. 

Em nota, a Chancelaria da Bolívia afirmou que outro carregamento está previsto para sair da Argentina em direção a Tarija na próxima segunda-feira (08/02). O insumo foi produzido pela empresa nacional argentina Cascia Gases.

Com informações de Telesur e Chancelaria da Bolívia

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X