Connect with us

América Latina

Peru: Em segunda votação, Congresso aprova eliminação da imunidade parlamentar

Em 2020, o plenário do Congresso já havia aprovado a eliminação da imunidade parlamentar para deputados, senadores, presidente e governadores. Por se tratar de uma reforma constitucional, exigiu sua ratificação em legislatura posterior.

Karla Burgoa

Published

on

O Congresso do Peru aprovou nesta quinta-feira (4), em uma segunda votação, a reforma constitucional para eliminar definitivamente a imunidade parlamentar. Com 103 votos a favor, 14 contra e 1 abstenção, o plenário legislativo aprovou os projetos de lei 4475, 5849 e 6648, que propunham a alteração da Carta Magna, informou o parlamento em sua conta na rede social no Twitter.

Ao apoiar o parecer, o novo presidente da Comissão Constitucional, o deputado Luis Valdez, disse estar confiante de que a maioria de seus colegas votará a favor da reforma constitucional.

“Este Congresso eliminará a imunidade parlamentar ao enviar uma mensagem clara e firme aos políticos que têm dívidas com a justiça”, disse Valdez.

“Hoje este Congresso vai confirmar o seu compromisso e empatia com a população, hoje este Congresso sacode qualquer nódoa de imoralidade e impunidade na percepção dos nossos cidadãos”, acrescentou.

Em dezembro de 2020, o plenário do Congresso já havia aprovado a eliminação da imunidade parlamentar com 103 votos a favor, 14 contra e 3 abstenções.

Porém, por se tratar de uma reforma constitucional, exigiu sua ratificação em legislatura posterior com o apoio de pelo menos 87 parlamentares.

Com informações de TeleSUR e LaIguanaTV

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X