Connect with us

Europa

Universitários da Grécia vão às ruas protestas reforma estudantil

Governo da Grécia apresentou projeto de lei que pretende colocar policiais dentro das universidades ao redor do país

Ady Ferrer

Published

on

Estudantes de diversas universidades da Grécia foram às ruas protestar contra uma lei de reforma estudantil apresentada pelo governo ao parlamento ontem, 3. A ministra da Educação do país, Niki Kerameus, afirmou que a legislação mira no “comportamento perigoso e imprudente” dos estudantes e “agitadores”.

O projeto propõe a presença de mais de mil guardas desarmados dentro dos campi ao redor do país. O governo também propôs na reforma um aumento de segurança na entrada das universidades, com revistas inclusas. A polícia em campi universitários foi banida em 1982. Anos antes, em 1973, estudantes que protestavam contra o regime militar do país foram brutalmente assassinados por policiais e militares na Universidade Politécnica de Atenas.

Entre as outras mudanças propostas pela lei está a imposição de limite de tempo para se estudar numa universidade do país. Na Grécia, a Universidade é gratuita e os estudantes costumam estender seu tempo de curso. A lei propõe o limite de 6 anos para a conclusão de cursos de 4 anos. Para cursos com maior duração, o limite é de 3 anos para além da previsão de conclusão do curso.

Os estudantes pediam, além da não aprovação da reforma, a volta das aulas presenciais nas universidades. No país, todas as universidades seguem com ensino online, enquanto escolas primárias, de ensino fundamental e médio já reabriram.

Policiais e manifestantes entraram em confronto em Thessaloniki e na capital, Atenas.

*com informações de Greek Reporter

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X