Connect with us

América Latina

Bolívia volta a impor vistos para Estadunidenses e Israelenses

O governo da Bolívia voltou a impor restrições de visto a viajantes de Israel e dos EUA. O corte das relações diplomáticas a Israel foi introduzido por Evo Morales em 2009

Nathália Urban

Published

on

Evo Morales havia rompido as relações diplomáticas com Israel após a Operação Chumbo Fundido, a ofensiva de Israel em Gaza em 2008, e disse que solicitaria ao Tribunal Penal Internacional que apresentasse acusações de genocídio contra altos funcionários israelenses.  Ele fez isso para protestar contra a morte de vários palestinos naquela campanha.

Em 2010, o presidente Evo Morales reconheceu formalmente a Palestina como um estado independente e soberano dentro das fronteiras de 1967.

No início daquele ano, o Brasil e a Argentina reconheceram a Palestina como um estado independente dentro de suas fronteiras antes de 1967, uma decisão que irritou os Estados Unidos e Israel, que consideraram contraproducentes e prejudiciais as demonstrações de solidariedade dos países latino-americanos para com o povo da Palestina.

Durante o regime de Jeanine Àñez em 2019, o país decidiu retomar as relações entre os dois países.

Em termos legais, Añez havia ditado que os Estados Unidos e Israel fossem transferidos para o Grupo I da Lista de Exoneração e Extensão de Visto, com a qual a Bolívia não exige visto para essas nacionalidades, mas com o decreto de Arce essa medida ficou sem efeito, e restaurou o regime de imigração anterior em que o visto é exigido para os cidadãos desses países.

O regulamento esclarece que, excepcionalmente, pessoas de Israel e dos Estados Unidos que tenham agendado sua chegada ao país antes da edição do Decreto Supremo, podem entrar em território boliviano sem o respectivo visto, até o dia 8 de fevereiro de 2021.

O Decreto Supremo 4.460 publicado hoje, do Governo de Luis Arce, restaura a exigência de visto para cidadãos de Israel e dos Estados Unidos que pretendam entrar na Bolívia.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X