Connect with us

África

Mais de 200 mil refugiados por violência na República Centro-África

País enfrenta instabilidade política desde 2013, mas a violência vem aumentando desde a eleição presidencial de 27 de dezembro de 2020

Ady Ferrer

Published

on

Segundo levantamento da agência de refugiados da ONU (UNHCR), mais de 200 mil pessoas fugiram da República Centro-África após a violência que eclodiu com o resultado das eleições de dezembro de 2020.

O país é rico em diamante, ouro e madeira. Em 2013, rebeldes conseguiram derrubaram o então presidente Francois Bozize e, desde então, sofre com instabilidade política.

A violência eclodiu em 2020 após uma decisão da Corte Constitucional de barrar a candidatura de Bozize nas eleições presidenciais de 27 de dezembro. O vencedor da eleição foi Faustin-Archange Touadera, presidente do país desde 2016. O exército, apoiado pelas tropas da ONU, da Rússia e de Ruanda, estão entrando em confronto quase que diariamente com a milícia armada de Bozize.

“Refugiados disseram à UNHCR que eles fugiram em pânico quando ouviram barulho de tiros, deixando todos os seus pertences para trás” – disse o porta-voz Boris Cheshirkov

Segundo o ex-Primeiro Ministro do país, Martin Ziguele, há grupos impedindo a movimentação entre cidades do interior e expulsando pessoas de suas casas.

“Eu não posso sair de Bangui [capital do país] e andar 90 quilômetros sem uma escolta fortemente armada. Imagina então a população” – disse

Cerca de 92 mil refugiados chegaram ao Congo e mais de 13 mil estão divididos em outros países próximos, como Camarões. O resto está espalhado, sem casa, pela República Centro-África, segundo a ONU.

*com informações de Reuters

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X