Connect with us

América Latina

Enfermeira da UTI Covid-19 é a primeira pessoa a receber a vacina na Bolívia.

Sandra Ríos atua na Unidade de Terapia Intensiva direcionada ao tratamento da doença, no Departamento de Santa Cruz. Mais dez profissionais de saúde do Hospital Japonês foram imunizados.

Karla Burgoa

Published

on

A Bolívia começou, nesta sexta-feira (29), a vacinar a população contra a Covid-19. Os primeiros imunizados são profissionais de saúde da cidade de Santa Cruz de La Sierra,  capital do departamento homônimo, território mais afetado pelo vírus. O país usou a Sputnik V, vacina desenvolvida por cientistas russos contra a doença.

A vacinação começou um dia após receber seu primeiro lote com 20 mil imunizantes para o combate à pandemia. Segundo declarações públicas do presidente, Luis Arce, a intenção do governo é que as tarefas de vacinação comecem nos nove departamentos, de forma gradual, “na medida em que as vacinas cheguem aos locais que dispõem e garantem a rede de frio”.

Jorge Richter, o porta-voz presidencial, já havia esclarecido que as primeiras inscrições ocorreriam na cidade de Santa Cruz , capital do departamento homônimo, território mais afetado pela emergência sanitária. Essa jurisdição departamental acumula mais de um terço do total de infecções em todo o país. A região recebeu 4.400 doses, com as quais 2.200 pessoas serão vacinadas.

A primeira vacinada

Sandra Ríos, enfermeira da linha de frente contra o coronavírus, com 16 anos de experiência, foi a primeira pessoa no país a receber a vacina contra  COVID-19. O evento aconteceu no Hospital Japonês do departamento de Santa Cruz, com presença do Presidente Luis Arce.

“Me sinto bem, animada”, disse a profissional que atende pacientes com COVID-19, após receber a primeira das duas doses que serão fornecidas para imunizá-la contra o novo coronavírus. Dez médicos do hospital também foram imunizados. Em 21 dias, a segunda dose será administrada para completar a imunização.

Bolívia na pandemia

O país andino possui uma população estimada em mais de 11 milhões de habitantes, registrou nesta quinta-feira (28) pelo menos 210.000 infecções confirmadas de covid-19 e 10.226 mortes desde o início da pandemia.

*com informações de La Razon e Actualidad RT

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X