Connect with us

Caríbe

Segunda Vacina cubana contra o Coronavírus, avança para segunda fase de testes

Abdala, juntamente com Soberana 02, são as duas das quatro vacinas candidatas contra Covid-19 de produção cubana, que poderá imunizar a população do país.

Karla Burgoa

Published

on

A vacina candidata CIGB 66, conhecida como Abdala, avança para a fase II dos ensaios clínicos, a partir do próximo dia 1 ° de fevereiro no hospital provincial Saturnino Lora, em Santiago de Cuba, informou Rafael Suárez, diretor do hospital de Santiago, à Agência Cubana de Notícias.

Suárez, diretor do hospital onde ocorreu a fase I dos ensaios clínicos, disse em entrevista à Agência Cubana de Notícias que a nova etapa do estudo contaria com cerca de 800 voluntários , de centros de trabalho e de estudantes do município sede, de forma a garantir melhor controle e permanência na investigação.

Da mesma forma, o médico apontou a ampliação da faixa etária dos participantes, entre 19 e 80 anos, que podem ser saudáveis ou com patologias.

O andamento do estudo também foi destacado por Eduardo Martínez Díaz, presidente da BioCubaFarma, que garantiu, em sua conta oficial no Twitter , que as estratégias cubanas de vacinação contra a doença causada pelo SARS-COV-2 estão progredindo positivamente.

A próxima fase terá início com a aprovação prévia do Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) e observadores independentes provinciais e nacionais neutros, por não pertencerem ao Saturnino Lora ou ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia ( CIGB), entidade criadora de Abdala, especificada.

Há uma semana, Eduardo Martínez, diretor da BioCubaFarma, entidade que congrega institutos de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos biotecnológicos, anunciou que o comitê independente de análise dos dados do estudo clínico Abdala avaliou os primeiros resultados de segurança e imunogenicidade dessa vacina candidata CIGB “Continua a avançar”, disse.

A decisão de ir em frente vem depois de saber que houve “poucas reações adversas nos 132 participantes do primeiro ciclo de teste e um perfil de segurança adequado”, segundo Suárez, ao lembrar que este medicamento é aplicado por via intramuscular e “apresenta um sistema imunológico positivo resposta, embora as investigações continuem. “

Abdala, do CIGB, juntamente com Soberana 02, do Finlay Vaccine Institute, são as duas das quatro vacinas candidatas contra Covid-19 de produção cubana que avançam para a segunda etapa de ensaios clínicos, nos quais a segurança e capacidade de criação anticorpos em várias centenas de pessoas.

Cuba optou por produzir sua própria vacina e anunciou que com a mais avançada, a Soberana 02, a imunização dos grupos de risco poderia começar no final do primeiro trimestre.

Informações de Telesur e Prensa Latina.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X