Connect with us

Europa

Covid-19: Alemanha envia especialistas para Portugal

Hospitais de Portugal estão a beira do colapso, com falta de leitos e oxigênio

Ady Ferrer

Published

on

Hospitais em Portugal estão próximos ao colapso, como já relatamos aqui. Em Lisboa, capital do país, há um alto risco de falta de suporte de oxigênio nos próximos dias. A Alemanha vai enviar médicos militares para avaliarem no que poderão ajudar para evitar o colapso completo do sistema de saúde de Portugal.

Hospitais do país estão com dois terços dos leitos de UTI ocupados. Na terça-feira, 26, 53 pacientes foram transferidos do Hospital Fernando Fonseca, em Lisboa, por baixo estoque de oxigênio. Outros 32 foram transferidos no dia seguinte. Na quarta-feira, 27, mais de 20 ambulâncias com pacientes infectados fizeram fila em frente ao maior hospital do país, Hospital Santa Maria, também em Lisboa, pois não havia leitos disponíveis.

Imagens circularam nas redes sociais de ambulâncias em fila em frente ao Hospital de Torres Vedras:

Segundo o diretor da Ordem de Médicos do país, Miguel Guimarães, o problema maior é que os reservatórios não conseguem manter pressão o suficiente para providenciar oxigênio para tantos pacientes ao mesmo tempo.

“O que está acontecendo nesses hospitais, e particularmente em Lisboa, é que a capacidade está sobrecarregada… É o que chamamos de ‘medicina catastrófica'” – disse

Os militares alemães já visitaram o Fernando Fonseca e vão visitar outros hospitais nos próximos dias. O Ministro da Saúde de Portugal, Antonio Lacerda Sales, disse estar pedindo ajuda de outros países europeus.

Portugal tem 668.951 casos confirmados e 11.305 mortes. Na quarta-feira, foram registrados 293 óbitos- um recorde para o país.

*com informações de Reuters

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X