Connect with us

Indígenas

Com Saúde Indígena em colapso, indígenas ocupam o DSEI Mato Grosso do Sul

Além de melhorias, lideranças também cobram vacinas para todos os indígenas.

Karibuxi

Published

on

Cerca de 80 lideranças indígenas dos povos Guarani Kaiowá e Terena ocuparam hoje o DSEI Mato Grosso do Sul. As lideranças reivindicam melhorias na saúde indígena e também que sejam destinadas doses da vacina contra a Covid-19 para todos os indígenas do estado, independente do local onde residem. Segundo dados do Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena, a etnia Terena é a terceira mais atingida pela doença no Brasil, com 58 óbitos.

Segundo denúncia feita no começo de janeiro pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o DSEI Mato Grosso do Sul sofre com a falta de insumos para atender as populações indígenas e também com demissões em massa. Segundo a organização, a compra de insumos depende, muitas das vezes, da realização de financiamentos coletivos pelas organizações indígenas. Uma liminar do Ministério Público Federal determinou que sejam cadastrados os indígenas fora de áreas homologadas pela União e também em contexto urbano, sob a pena de multa por descumprimento.

As lideranças, que permanecem acampadas no DSEI, receberam um comunicado de que em até 24 horas irão ter uma reunião com o Seretário de Saúde Indígena, Robson Sousa da Silva.

Com informações da Apib

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X