Connect with us

América Latina

Colômbia suspende voos para o Brasil a partir desta sexta-feira

A suspensão começa a partir de 29 de janeiro e valerá por 30 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, se espera que a medida seja aproveitada para analisar “a situação específica do surgimento de novas variantes”

Karla Burgoa

Published

on

light construction tunnel architecture

O governo da Colômbia anunciou na quarta-feira (27) que estão suspensos os voos para o Brasil numa tentativa de conter a evolução da pandemia da covid-19 e da disseminação da nova variante do vírus encontrada no Brasil. A medida passa a valer a partir da 0h desta sexta-feira (29) e ficará vigente por 30 dias.

“​Para evitar a entrada da cepa encontrada no Brasil, junto ao Ministério da Saúde da Colômbia decidimos que desde a sexta-feira [29], e ao longo de 30 dias, estarão suspensos os voos da Colômbia para o Brasil e vice-versa; e quem chegou do Brasil entre os dias 18 e 27 de janeiro terá que ser colocado em quarentena.”

O anúncio foi feito pelo presidente colombiano Iván Duque em um vídeo publicado em suas redes sociais. A justificativa da suspensão dos voos foi a piora da situação epidemiológica no mundo, o aumento dos casos de infecção covid-19 na Colômbia e a detecção de novas cepas do vírus no Brasil.

O presidente colombiano especificou que a medida se aplica apenas ao transporte de passageiros em voos diretos ou de conexão e não ao transporte de carga.

O ministro da Saúde do país, Fernando Ruiz, afirma que se espera que a medida seja aproveitada para analisar “a situação específica do surgimento da linhagem B1128 do Brasil”, e que após o término do período de suspensão uma nova decisão será tomada.

Essa não é a primeira vez que a Colômbia proíbe voos de um determinado país durante a pandemia. Em dezembro, o governo colombiano também suspendeu voos do Reino Unido para barrar a entrada de uma nova cepa da COVID-19.

Pandemia na Colômbia

A Colômbia é o segundo país mais afetado da América do Sul pela pandemia do novo coronavírus, atrás apenas do Brasil. Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o país acumula quase 2,1 milhões de casos de COVID-19 e mais de 52 mil mortes causadas pela doença.

Desde 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualifica o surto de COVID-19 como uma pandemia. A doença foi detectada pela primeira vez no final de 2019. Os dados mais recentes da OMS indicam que no mundo existem 99.864.391 casos confirmados de contágio e 2.149.700 mortes por COVID-19.

Informações de America Tv

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X