Connect with us

Caríbe

Porto Rico declara estado de emergência por violência de gênero

Mulheres tomaram as ruas da ilha por cerca de 2 anos pedindo ações do governo contra o aumento expressivo na violência de gênero

Ady Ferrer

Published

on

O recém-empossado governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, assinou uma ordem executiva no domingo, 24, declarando estado de emergência pela violência de gênero.

A ordem cria o comitê P.A.R.E. (Prevenção, Assistência, Resgate e Educação em Violência de Gênero) que vai assessorar o governo nas medidas que devem ser tomadas para contornar o problema na ilha. Serão 17 membros no comitê entre pessoas que trabalham em ONGs e especialistas em violência de gênero.

“Violência de gênero é um mal social, baseado na ignorância e atitudes que não podem ter espaço ou tolerância no Porto Rico a qual aspiramos” – disse

A ordem partiu depois que mulheres tomaram as ruas por cerca de 2 anos pedindo ações governamentais. Segundo o Observatório de Igualdade de Gênero de Porto Rico, no ano passado houve um aumento de 62% no número de assassinatos em relação à 2019.

Um aplicativo também vai ser criado para reportar agressões e auxiliar as vítimas. O governo também prevê a criação de um programa para acompanhar mulheres que denunciaram seus agressores.

*com informações de ABC News

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X