Especialistas de saúde da Indonésia alertam que o país já está entrando em colapso por falta de leitos. Hospitais ao redor do país estão dispensando novos pacientes, independente de seu estado de saúde. Um homem morreu após ser rejeitado em 10 hospitais, 3 deles em Jakarta, capital do país.
O porta-voz da Associação de Médicos da Indonésia, Halik Malik, disse em entrevista ao The Guardian que há vários relatos de pacientes que não conseguem atendimento no país:
“Parece que a situação recente de sobrecarga ou falta de capacidade é a pior desde o início da pandemia da covid-19 na Indonésia”
A suspeita é que as eleições eleitorais, disputadas em 9 de dezembro, e o período de festas sejam os responsáveis pelo aumento exponencial no número de casos no país. A secretária-geral da Associação de Hospitais da Indonésia (PERSI), Lia Gardenia Partakusuma, alertou que o sistema de saúde pode entrar oficialmente em colapso na semana que vem, caso o ritmo de infecção se mantenha o mesmo.
A Indonésia tem 1.012.350 infectados e 28.468 mortos pela doença.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
