Connect with us

Indígenas

Mais de 8 mil doses da coronavac destinadas aos indígenas foram desviadas em Rondônia

Secretário Especial de Saúde indígena cobra explicações do governo do estado

Karibuxi

Published

on

Cerca de 8.805 doses da coronavac, que seriam destinadas à população indígena de Rondônia, foram desviadas. Apenas 2.315 das 11.120 doses esperadas foram repassadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) ao Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) Porto Velho.

Em ofício, o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Silva, cobra explicações do Governo de Rondônia, e afirma que a ação contraria o Plano Nacional de Imunização e o STF, que, em decisão, colocou os povos indígenas entre os grupos prioritários. E também determinou que sejam disponibilizadas imediatamente as doses faltantes para estas populações.

“Lá em Cacoal, as vacinas foram mandadas pro lugar errado, foram mandadas pro Mato Grosso”, disse Txai Suruí, do povo Paiter-Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro.

Ela também conta que outras lideranças do estado reclamaram da falta das doses. Para o povo Karitiana, faltam vacinas não só para os indígenas como também para os profissionais de saúde que atuam na região.

Segundo Edilson Silva, diretor-geral em exercício da Agevisa, houve uma falha de comunicação entre os governos federal e estadual, e que foram entregues 3.060 doses ao DSEI Porto Velho, e que irão receber mais 3.060, para a segunda dose da vacinação. Porém, o DSEI registra 6.113 indígenas, o que mostra que foram contabilizadas uma dose por indígena, e não duas, como será feita a imunização em todo o país.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X