Connect with us

Oriente Médio

ONU pede cooperação internacional para dar fim à guerra na Síria

Enviado especial da ONU à Síria alerta que progresso feito até agora não afetou efetivamente a vida dos sírios que já enfrentam 10 anos de guerra civil

Ady Ferrer

Published

on

O enviado especial da Organização das Nações Unidas à Síria, Geir Pedersen, disse na sexta-feira, 22, que a Síria sozinha não conseguirá resolver seus problemas sozinha e que a cooperação internacional é “vital”.

“Nós estamos vendo, é claro, uma calma relativa desde março quando tivemos o acordo entre Rússia e Turquia pelo nordeste [região de Idlib]. Mas como eu já enfatizei, essa é uma calma frágil” – disse

Pedersen alerta que o processo político conquistado até agora não afetou efetivamente a vida dos sírios. O país já enfrenta uma guerra civil há 10 anos, mas também viu sua soberania nacional ser desafiada diversas vezes, como no confronto entre Rússia e Turquia, citado por Pedersen. O acordo foi assinado em março de 2020 após 3 meses. O nordeste sírio era o último reduto dos oposicionistas do regime de Bashar al-Assad, apoiados pela Turquia. A Rússia apoiou a ofensiva do governo contra os rebeldes.

O enviado da ONU disse que ainda não entrou em contato com o novo governo norte-americano, mas que irá contactar Joe Biden sobre o assunto. Pedersen reforçou várias vezes a importância de um trabalho conjunto entre diversos países. Mais de 5 milhões de civis morreram nos confrontos no país.

*com informações de Middle East Monitor

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X