Connect with us

Editorial

Precisamos da sua ajuda!

Temos uma mensagem muito importante para você! É sobre jornalismo, sobre novas opções e sobre futuro. Queremos que você faça parte do nosso futuro!

Cleber Lourenço

Published

on

help text lettering on black background

A Fonte BR, nasceu do desejo de alguns jornalistas em expandir os horizontes da cobertura internacional, um trabalho quase que artesanal baseado em curadoria de conteúdo alinhado a um time excepcional de colunistas.

Tudo isso começou em dezembro do ano passado com o objetivo de democratizar a cobertura internacional, hoje, algumas poucas agências distribuem as mesmas notícias em vários veículos no mundo todo, não é muito difícil você encontrar as mesmas informações, leituras e até mesmo análises dos mesmos fatos em diferentes jornais.

Nossa filosofia de trabalho é produzir conteúdo amparado unicamente nos fatos.

Escrevemos com a responsabilidade de quem sabe que é acompanhado por especialistas, políticos e jornalistas como Thiago Amparo (escreve na Folha e faz participações na Globo News), Barbara Gancia, Atila Iamarino, Guilherme Boulos, Thomas Traumann (Veja), além de advogados e membros de organizações internacionais.

Nosso maior desafio hoje é a expansão para outros tipos de mídias e também a ampliação da nossa cobertura, uma vez que todos os envolvidos no projeto dividem seus tempos com trabalho, vidas pessoais e a construção da Fonte BR. 

A representatividade também é algo que norteia o nosso trabalho, por isso busca especialistas diversos para falar sobre geopolítica e temas internacionais, temos membros da comunidade LGBTQI+, Pessoas com Deficiência (PCD), indígenas, afrodescendentes e mulheres.

Além dos quadros de colunistas, ainda contamos com um time fixo com um editor, três redatoras e uma editora multimédia.

Atualmente dividimos nossas vidas pessoais e empregos com a dedicação ao site. E isso é muito difícil, como vocês podem perceber, nem sempre conseguimos produzir tantos conteúdos ou nos aprofundar como gostaríamos.

Queremos continuar esse trabalho que tem um pouco mais que um mês, queremos levar cada vez mais informação de qualidade e que faça sentido para vocês.

Nossa missão é fazer uma cobertura internacional além do eixo EUA-Reino Unido-França, trazendo uma leitura didática e acessível sobre a geopolítica mundial. Diferente do que se prega por aí, também não queremos que as notícias sejam distribuídas por computadores com inteligência artificial, distribuindo somente fatos, pois notícias são úteis somente no contexto da humanidade e da proximidade que podem proporcionar com o leitor.

Contamos com a sua ajuda para criarmos o principal portal de notícias especializado em cobertura internacional, com dedicação especial à América Latina e à causa indígena. Um projeto único no Brasil que busca trazer informações de fora sem reproduzir à exaustão grandes agências de notícias e fazendo uma cobertura além do eixo que mencionamos acima. Tudo isso, contando com fontes locais dos países e continentes que acompanhamos. 

Queremos nos esforçar ao máximo para colocar a informação em um contexto mais amplo possível porque sabemos que poucas notícias são realmente aquilo que apresentam e que muitas vezes precisam de uma análise mais detalhada.

Buscaremos a aliança incondicional com os fatos e um embate diário contra a especulação, a sugestão e da hipérbole que são amparadas no sem sentido ou puro empirismo.

Buscamos sempre trabalhar com precisão e com a objetividade dos fatos apresentados, fazendo um trabalho baseado na simples verdade de que nada é mais importante para uma democracia do que um eleitorado bem informado.

Precisamos mais do que nunca da sua ajuda para que esse trabalho dure por muito tempo e para que sempre possamos fazer cada vez mais e melhor!

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X