Connect with us

Indígenas

Povos indígenas estão excluídos da vacinação contra a Covid-19 no RN

Nenhuma das 82.440 mil doses enviadas ao estado são destinadas aos povos indígenas

Karibuxi

Published

on

A imunização dos povos indígenas já começou em todo o Brasil, porém, nem todos estão inclusos nesta 1ª fase. No Rio Grande do Norte, nenhum dos mais de 6 mil indígenas será vacinado, pois nenhuma terra indígena é demarcada no estado. Segundo o plano divulgado pelo Governo Federal, apenas indígenas residentes em territórios demarcados serão vacinados. A medida é considerada racista e genocida por organizações e coletivos indígenas.

O estado possui 16 comunidades indígenas autodeclaradas dos povos Potiguara, Tapuia, Paiacu, Tarairiú, Janduís e Caboclos, com um total de 6.067 indígenas, segundo levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Rio Grande do Norte (APIRN). Além deles, também existem famílias do povo Warao, da Venezuela, em situação de refúgio vivendo no estado.

Para Juão Nyn, indígena do povo Potiguara e comunicador, a prática é a continuação do projeto colonial e genocídio, e tece críticas não só ao Governo Federal, mas também à atual governadora Fátima Bezerra e sua gestão: “Todas as pessoas que trabalham com Fátima, o Governo Federal e a governadora são responsáveis por estarem dando continuidade ao trabalho dos outros governadores e políticos que vieram antes deles, que infelizmente são colonialistas e que endossam a inexistência de indigenas no Rio Grande do Norte, soterrando nossa existência. Essas pessoas são cúmplices do genocídio e etnocídio que segue acontecendo nesses cinco séculos.”

Segundo levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), são 56 casos confirmados e 5 óbitos entre indígenas no Rio Grande do Norte. A Instituição alega também que existe a ausência de dados qualificados sobre o panorama da situação dos indígenas. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), através do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara da Paraíba, deixou de atender essas populações em janeiro de 2019.

Atualização

O estado do Rio Grande do Norte respondeu em nota que já recorreu ao Ministério da Saúde e os indígenas do estado devem ser incluídos ao programa de imunização.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X