Doze ativistas sociais foram assassinados na Colômbia nos primeiros dias de 2021, de acordo com informações divulgadas pela ONG Indepaz. Mais de 1.120 líderes sociais e ativistas dos direitos humanos foram assassinados no país desde o acordo de paz estabelecido em 2016.
A ativista social e política do município de Cáceres, no departamento colombiano de Antioquia, Linda Patricia Díaz Romero, foi assassinada na última terça-feira (19) pelas mãos de homens armados.
Gustavo Enrique Mestre, ativista político e defensor dos direitos humanos, confirmou o assassinato de Díaz Romero em mensagem por sua rede social:
“Justica! Eles estão nos matando | No dia 19 de janeiro de 2021 por volta das 21h00, homens armados assassinaram a Líder Social e Política LINDA PATRICIA DÍAZ ROMERO, Candidata à Câmara Municipal de Cáceres pelo @partidodelaucol 2015 e reconhecida trabalhadora de várias IES.“”, declarou
Linda Patricia foi candidata à Câmara Municipal de Cáceres pelo Partido da Unidade nas eleições regionais de 2015, bem como foi funcionária reconhecida pelas Instituições de Ensino Superior (IES).
Sua morte adiciona mais uma vítima à longa lista de mais de 1.100 assassinatos de líderes sociais na Colômbia desde a assinatura do Acordo de Paz.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
