Connect with us

América do norte

Uganda acusa EUA de intromissão na eleição presidencial

Na segunda-feira, a embaixadora dos Estados Unidos, Natalie E. Brown, foi impedida de visitar o líder da oposição, Bobi Wine, em sua residência perto da capital Kampala.

Cleber Lourenço

Published

on

Uganda acusou hoje os EUA de se intrometerem nos resultados das eleições, dias depois de o atual presidente Yoweri Museveni vencer um sexto mandato na eleição de 14 de janeiro.

Na segunda-feira, a embaixadora dos Estados Unidos, Natalie E. Brown, foi impedida de visitar o líder da oposição, Bobi Wine, em sua residência perto da capital Kampala.

Segundo os EUA, o objetivo da visita foi verificar a saúde e segurança de Wine, uma vez que está efetivamente impossibilitado de sair de casa, estando as forças de segurança rodeando a sua residência, acrescentou.

“O que ela tem tentado fazer abertamente é se intrometer na política interna de Uganda, particularmente nas eleições, para subverter nossas eleições e a vontade do povo”, disse o porta-voz do governo de Uganda, Ofwono Opondo que completou: “Ela não deve fazer nada fora das normas diplomáticas”.

O político que se tornou uma estrela pop e concorreu contra o presidente do país, Robert Kyagulanyi Ssentamu, afirmou que sua vida está em perigo e que está sendo silenciado pelo governo.

O jogador de 38 anos, que atraiu grande parte do apoio dos jovens, rejeitou a votação como uma farsa, dizendo que contestará os resultados.

Foi uma das campanhas eleitorais mais violentas no país da África Oriental, que deixou mais de 50 ugandeses mortos, enquanto centenas ainda estão definhando nas prisões. As forças de segurança rotineiramente interromperam as manifestações de Wine com gás lacrimogêneo, balas, espancamentos e detenções.

O acesso à internet foi cortado antes da votação, que agora foi restaurada, mas as redes sociais ainda permanecem proibidas.

Com informações do site AA.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X