O quinto massacre de 2021 na Colômbia causou a morte de três pessoas e um ferido no departamento de Antioquia, informou hoje o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz).
O crime ocorreu na noite desta segunda-feira (18) no setor de Palmas Altas, município de Bajo Cauca em Antioquia e as vítimas foram identificadas como Deibinson Jarmillo, 17 anos; Jhon Cuello Jaramillo, 18, e Brayan Duván Tapias, cuja idade ainda não foi determinada; de acordo com informações declaradas pela rádio Blu.
“As autoridades afirmam que esses jovens consumiam substâncias alucinógenas e que foi quando ocorreu a incursão de um grupo armado, o resto está sob investigação das autoridades”, disse Ferney Álvarez, prefeito do município.
Uma chamada de cidadão entrou na linha de emergência e foram ouvidos tiros no local, enquanto à chegada a polícia encontrou os corpos dos cidadãos e de outro ferido, que foi encaminhado para um hospital próximo, acrescentou o responsável.
Este é o segundo massacre ocorrido em Antioquia no ano, depois que um jovem, sua mãe e seu padrasto foram mortos na Ponte dos Três Reis em uma casa na área urbana de Betânia.
A Indepaz acrescentou na véspera o assassinato de três jovens em um campo de futebol do departamento de Cauca, o quarto em 2021, e seu presidente, Camilo González, descreveu o ocorrido como um precedente muito negativo e um alarme que deve ser ouvido pelo governo.
Estatísticas da Indepaz relatam 89 massacres em todo o país em 2020 em 62 municípios de 23 departamentos, o que alerta que entre 25 e 30 por cento dessas primeiras divisões na Colômbia continuam com a dinâmica da criminalidade e a presença de grupos armados nas margens da lei.
Com informações de Nodal.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
