Connect with us

Europa

Croácia passa a punir discurso de ódio na internet

Cidadãos comuns, políticos e jornalistas são alvos comuns de ataques na internet no país.

Ady Ferrer

Published

on

A Croácia viu um aumento significativo no discurso de ódio e ameaças nas redes sociais nos últimos anos. Os alvos vão desde cidadãos comuns até o Primeiro-Ministro do país, Andrej Plenković. O governo, agora, tem levado os racistas aos tribunais.

Em abril do ano passado, um homem de 21 anos foi preso preventivamente por ameaçar o Primeiro-Ministro e pode ser condenado até 5 anos de cadeia. Outro homem de 35 anos foi colocado no banco dos réus após enviar diversas mensagens ameaçadoras a um funcionário do estado.

“Há uma linha extremamente tênue que vai da liberdade de expressão e de expressão da revolta dos cidadãos ao discurso de ódio com o objetivo de causar caos e violência” – disse o advogado Ante Nobilo em entrevista à Al Jazeera

Não só políticos, mas jornalistas também são alvos de ataques constantes no país. O governo pretende fazer mais prisões de extremistas da internet.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X