A Croácia viu um aumento significativo no discurso de ódio e ameaças nas redes sociais nos últimos anos. Os alvos vão desde cidadãos comuns até o Primeiro-Ministro do país, Andrej Plenković. O governo, agora, tem levado os racistas aos tribunais.
Em abril do ano passado, um homem de 21 anos foi preso preventivamente por ameaçar o Primeiro-Ministro e pode ser condenado até 5 anos de cadeia. Outro homem de 35 anos foi colocado no banco dos réus após enviar diversas mensagens ameaçadoras a um funcionário do estado.
“Há uma linha extremamente tênue que vai da liberdade de expressão e de expressão da revolta dos cidadãos ao discurso de ódio com o objetivo de causar caos e violência” – disse o advogado Ante Nobilo em entrevista à Al Jazeera
Não só políticos, mas jornalistas também são alvos de ataques constantes no país. O governo pretende fazer mais prisões de extremistas da internet.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
