Connect with us

América do norte

México quer garantir vacina contra Covid-19 para migrantes nos EUA que foram excluídos do plano de vacinação.

Políticas de Trump excluem os migrantes irregulares do plano de vacinação contra Covid-19 no país.

Karla Burgoa

Published

on

O Governo do México exigirá o cumprimento do Acordo de Livre Comércio (T-MEC) entre o país, os Estados Unidos e o Canadá em seu Capítulo 23 que contém duas seções, para garantir o direito à vacinação dos trabalhadores migrantes, independentemente de sua situação de imigração .

O artigo 23.8 do TMEC, sobre trabalhadores migrantes, dispõe que as partes reconhecem a vulnerabilidade dos trabalhadores migrantes no que diz respeito às proteções trabalhistas.

Consequentemente, ao implementar o Artigo 23.3 dos Direitos Trabalhistas, cada parte garantirá que os trabalhadores migrantes sejam protegidos por suas leis trabalhistas, sejam ou não nacionais do partido.

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, expressou em entrevista coletiva que a vacinação não é um direito trabalhista, “mas é um direito do trabalhador não ser exposto ao vírus”.

Ele considerou que “qualquer exclusão de trabalhadores mexicanos ou mexicanos é uma violação do T-MEC na seção sobre direitos trabalhistas e, portanto, estaremos aplicando as disposições acordadas entre os dois países”.

O chefe da diplomacia mexicana considerou que com a mesma energia, força e insistência, pediu solidariedade ao movimento sindical dos Estados Unidos, em particular às novas autoridades, para garantir a obrigação do Governo dos Estados Unidos.

Caso não seja garantido, o México procederá com “procedimentos correspondentes” para violações do acordo comercial.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X