Connect with us

Indígenas

Indígenas em territórios não demarcados estão fora do plano de vacinação do Maranhão

Segundo plano apresentado, a primeira fase de vacinação contra a covid-19 contempla apenas populações indígenas aldeadas em territórios demarcados

Karibuxi

Published

on

O governo do Maranhão divulgou seu Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 na última segunda-feira (11). As três primeiras fases serão destinadas à idosos, profissionais da saúde, pessoas com diabetes, hipertensão, doença renal, doença pulmonar obstrutiva crônica, população em situação de rua, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas e povos indígenas aldeados em territórios demarcados.

“Povos indígenas no Maranhão que não têm terra demarcada não terão prioridade para tomar a vacina. Por quê governador Flávio Dino?”, questionou Rosa Eliana, indígena do povo Tremembé. Os Tremembé do Engenho lutam para ter seu território demarcado, em 2018 foram despejados de sua terra tradicional e retomaram a área em 2019, e constantemente são alvo de ameaças e pressões de indivíduos e organizações que visam lotear seu território ancestral.

Além dela, outros indígenas questionaram o governo do Maranhão e o governador Flávio Dino:

No estado, os povos Anapuru-Muypurá, Tremembé do Engenho, Akroá-Gamella, Tupinambá de Cururupu não possuem territórios demarcados, e, apesar de se enquadrarem como grupo de risco, não serão vacinados segundo o plano divulgado.

“Governador Flávio Dino, não há indígenas de primeira, segunda, terceira categoria. Somos todos indígenas. Do jeito que está o plano de vacinação estamos sendo duplamente penalizados”, afirmou Kum’tum Akroá-Gamella.

O governador Flávio Dino chegou a bloquear Johnata Silva, do povo Anapuru-Muypurá, ao questioná-lo sobre a exclusão de indígenas em territórios não demarcados.

O Governo do Maranhão alega que a vacinação de povos indígenas é competência do Governo Federal.

Comunicadora indígena. Povos indígenas e direitos indígenas. Idealizadora do @ProIndigenas e co-idealizadora do boletim #IndígenasECovid19

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X