Connect with us

Europa

Governo Britânico, sinaliza que Boris Johnson não leu o acordo do Brexit

Quando o porta-voz oficial de Johnson foi questionado repetidamente se Primeiro-ministro havia lido cada palavra do documento de 1.246 páginas, ele não foi capaz de confirmar que sim.

Nathália Urban

Published

on

A sede do governo britânico sinalizou que Boris Johnson não leu o texto completo de seu acordo comercial com a UE, dizendo apenas aos repórteres que o primeiro-ministro estava “totalmente ciente” de seu conteúdo, mas sem dar mais explicações.

Esse escândalo veio à tona, depois que a ministra das Pescas, Victoria Prentis, foi criticada por dizer que não leu o Acordo de Comércio e Cooperação quando o documento foi publicado, pois era véspera de Nata e ela estava ocupada organizando um presépio.

Um porta-voz do número 10 disse que o primeiro-ministro confiava em Prentis.

Mas quando o porta-voz oficial de Johnson foi questionado repetidamente se Primeiro-ministro havia lido cada palavra do documento de 1.246 páginas, ele não foi capaz de confirmar que sim.

Em vez disso, ele disse a uma coletiva de imprensa de Westminster: “O primeiro-ministro está plenamente ciente do acordo que fechamos.”

Pressionado sobre se Johnson esperava que seus colegas de gabinete lessem o texto completo, o porta-voz disse: “O primeiro-ministro, o gabinete e outros colegas ministeriais estão plenamente cientes do acordo que fizemos com a UE”.

O Partido Nacional da Escócia (SNP) achou o comportamento de Prentis inaceitável, e insistem que ela deveria se retirar e que sua posição era “insustentável”.

Os comentários vieram após atrasos nas exportações de frutos do mar, que está causando um prejuízo enorme para a indústria pesqueira escocesa.

A porta-voz do SNP na questão do Brexit, Dra Philippa Whitford, disse: “Devido à burocracia induzida pelo Brexit, as comunidades pesqueiras da Escócia já estão passando por graves perturbações e não podem entregar seus produtos aos clientes no mercado da UE a tempo.

“Para a ministra das pescas do governo conservador admitir que nem se deu ao trabalho de ler os detalhes de um negócio potencialmente prejudicial porque ela estava muito ocupada é inacreditável e torna sua posição no cargo insustentável.”

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X