Connect with us

África

16 novas variantes do coronavírus podem estar se espalhando silenciosamente no Quênia

No total, existem agora 20 variantes em circulação no Quênia, quatro delas descobertas em março do ano passado.

Cleber Lourenço

Published

on

coronavirus statistics on screen

Especialistas alertaram que 16 novas variantes do coronavírus podem estar se espalhando silenciosamente no Quênia.

Os cientistas do Instituto de Pesquisa Médica do Quênia (Kemri) disseram que as variantes do vírus que causa o Covid-19 são totalmente diferentes das detectadas no Reino Unido e na África do Sul.

No total, existem agora 20 variantes em circulação no Quênia, quatro delas descobertas em março do ano passado. Uma das quatro variantes relatadas pela primeira vez durante o sequenciamento inicial do Kemri sofreu mutação e agora está causando preocupação entre a equipe de pesquisadores.

A variante em específico desenvolveu uma nova mutação que está causando preocupação.

“O que é estranho sobre as quatro linhagens é que elas se tornaram mais difundidas em comparação com quando foram detectadas pela primeira vez na análise anterior que relatamos”, explicou o Dr. Charles Agoti, pesquisador do pesquisador do Kemri e principal membro da equipe de investigadores que relatou as descobertas na noite da última terça-feira (12).

Usando dados retirados do genoma nasal de 205 pessoas em oito condados (Nairobi, Kajiado, Kilifi, Taita-Taveta, Rio Tana, Mombasa, Kwale e Lamu) entre junho e outubro do ano passado, a equipe identificou 16 variantes circulando pelo pais.

E embora o Kemri tenha denominado as descobertas como preliminares, os pesquisadores explicaram que há uma variante particular, cujas amostras foram coletadas no condado Queniano de Taita-Taveta, que é exclusiva do Quênia e ainda não foi detectada em nenhum outro lugar do mundo.

O Dr. Agoti, no entanto, disse que a grande maioria das mutações são frequentemente insignificantes e têm pouco impacto.

Ele, no entanto, esclareceu que é muito cedo para dizer com certeza como – ou se vai – a nova variante impactará o padrão da doença no país, acrescentando que mais exames precisam ser feitos.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X