Connect with us

Indígenas

Conselho Indígena de Roraima se manifesta conta o PL da Grilagem no estado

De autoria do governador Antonio Denarium, projeto de lei quer legalizar a atividade de lavra garimpeira

Karibuxi

Published

on

mining excavation on a mountain

Através de nota pública, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização que representa as 10 etnias e as 35 terras indígenas do estado de Roraima, veio à publico manifestar, através de nota, o seu posicionamento contra o PL 201/2020, de autoria do governador Antonio Denarium (sem partido), que prevê a regularização da atividade de lavra garimpeira no estado.

“Nós recusamos a compactuar com mais um ataque ao meio ambiente, ter um lugar saudável significa qualidade de vida para todos indígenas e não-indígenas, é dever de todos defender um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme preceitua a nossa Constituição da República.

Não é de hoje que o CIR denuncia essa atividade ilegal que causa mortes, poluição dos rios e os peixes com mercúrio, e coloca em risco toda biodiversidade e a vida humana.

Os povos indígenas enfrentam e sofrem com os impactos do garimpo há décadas nas terras indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol.”, diz um trecho da nota.

Com cerca de 20 mil garimpeiros ilegais, a Terra Indígena Yanomami (RR/AM) teve um aumento de 250% nos casos de Covid-19 entre os meses de agosto e outubro de 2020. Segundo o relatório “Xawara: rastros da Covid-19 na Terra Indígena Yanomami e a omissão do Estado”, lançado em novembro, cerca de 10 mil, dos 26,7 mil indígenas que vivem no território, foram expostos ao vírus.

Os garimpeiros ilegais são os principais vetores de transmissão da doença, ainda de acordo com pesquisa divulgada em outubro, 22% dos casos de Covid-19 entre os povos indígenas têm relação direta com o garimpo.

O CIR lançou também o documentário “Garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol”, que mostra o avanço do garimpo e a flexibilização das leis ambientais promovidas pelos governos estadual e federal para facilitar este tipo de atividade em Terras Indígenas. Clique aqui e veja o vídeo.

Atualização: o PL foi aprovado essa noite em sessão remota e sem estudos prévios. Dos 20 parlamentares presentes em sessão, apenas dois votaram contra: Lenir Rodrigues (Cidadania) e Evangelista Siqueira (PT).

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Comunicadora indígena. Povos indígenas e direitos indígenas. Idealizadora do @ProIndigenas e co-idealizadora do boletim #IndígenasECovid19

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X