Neonazistas e terroristas de direita se vangloriam de invasão ao Capitólio
Enquanto alguns membros da extrema-direita tentam culpar infiltrados pelo ataque de quarta-feira, grupos neonazistas e extremistas conhecidos são identificados ao se gabarem na internet
Apesar da invasão no Capitólio, na quarta-feira, ter sido gravada, republicanos e membros da direita do mundo inteiro têm tentado colocar a culpa em supostos infiltrados antifascistas. No entanto, suas teorias e a realidade teimam, novamente, em não se abraçarem.
Grupos de neonazistas e do QAnon no Telegram têm divulgado imagens da invasão e de objetos roubados. Muitos acreditaram estarem em uma “segunda Guerra Civil”.
the white supremacist accelerationists on terrorgram are absolutely *gleeful* right now, if you're wondering how that's going pic.twitter.com/s81YaAnSBB
— Can I peg you, @SethRogen ?? (@MrsKhandiCoated) January 7, 2021
Extremistas conhecidos na internet estavam entre os primeiros a adentrar o Capitólio. Um homem fantasiado com elementos apropriados da cultura indígena chamou a atenção. Seu nome é Jake Angeli, conhecido como “QAnon Shaman”, e tem uma tatuagem com o símbolo do Wotanismo, culto que une o nazismo à mitologia nórdica.
Também participou da invasão Tim Gionet, conhecido como Baked Alaska. Ele teve sua conta do Youtube banida nesse ano por divulgar fake news e teorias de conspiração.
Foto: Reuters
Outro identificado é o filho de um juiz da Suprema Corte do Brooklyn, Aaron Mostofsky. Seu irmão, Nachman, também esteve na manifestação, mas não entrou no prédio.
Foto: AP
As teorias de que infiltrados antifas foram responsáveis pela invasão também tem deixado os terroristas revoltados.
No entanto, em outras redes sociais, como o Parler, a organização continua. A ideia é que a “resistência” permaneça e faça outros ataques ao redor do país.
Ao menos, 5 pessoas morreram (incluindo um policial) e 68 foram presas. O único preso que até agora acusado de crime de invasão é Joshua Pruitt, do grupo terrorista Proud Boys. O FBI fez um fio no Twitter pedindo ajuda para identificar as pessoas que invadiram o Capitólio.
Aproveitando o ensejo…. Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.
Pingback: FBI confirma que não haviam antifas infiltrados no Capitólio | Fonte [BR] - A embaixada das notícias