Connect with us

América do norte

Neonazistas e terroristas de direita se vangloriam de invasão ao Capitólio

Enquanto alguns membros da extrema-direita tentam culpar infiltrados pelo ataque de quarta-feira, grupos neonazistas e extremistas conhecidos são identificados ao se gabarem na internet

Ady Ferrer

Published

on

Apesar da invasão no Capitólio, na quarta-feira, ter sido gravada, republicanos e membros da direita do mundo inteiro têm tentado colocar a culpa em supostos infiltrados antifascistas. No entanto, suas teorias e a realidade teimam, novamente, em não se abraçarem.

Grupos de neonazistas e do QAnon no Telegram têm divulgado imagens da invasão e de objetos roubados. Muitos acreditaram estarem em uma “segunda Guerra Civil”.

Nas redes sociais, como o Twitter, apoiadores de Trump têm se mostrado orgulhosos do acontecido.

Extremistas conhecidos na internet estavam entre os primeiros a adentrar o Capitólio. Um homem fantasiado com elementos apropriados da cultura indígena chamou a atenção. Seu nome é Jake Angeli, conhecido como “QAnon Shaman”, e tem uma tatuagem com o símbolo do Wotanismo, culto que une o nazismo à mitologia nórdica.

Também participou da invasão Tim Gionet, conhecido como Baked Alaska. Ele teve sua conta do Youtube banida nesse ano por divulgar fake news e teorias de conspiração.

Foto: Reuters

Outro identificado é o filho de um juiz da Suprema Corte do Brooklyn, Aaron Mostofsky. Seu irmão, Nachman, também esteve na manifestação, mas não entrou no prédio.

Foto: AP

As teorias de que infiltrados antifas foram responsáveis pela invasão também tem deixado os terroristas revoltados.

No entanto, em outras redes sociais, como o Parler, a organização continua. A ideia é que a “resistência” permaneça e faça outros ataques ao redor do país.

Ao menos, 5 pessoas morreram (incluindo um policial) e 68 foram presas. O único preso que até agora acusado de crime de invasão é Joshua Pruitt, do grupo terrorista Proud Boys. O FBI fez um fio no Twitter pedindo ajuda para identificar as pessoas que invadiram o Capitólio.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: FBI confirma que não haviam antifas infiltrados no Capitólio | Fonte [BR] - A embaixada das notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X