Connect with us

América do norte

Arturo Murillo, ex-ministro do governo golpista da Bolívia, fugiu para os EUA

Em dezembro, a Interpol rejeitou a busca do ex-ministro por acreditar que o processo contra ele é “político”.

Karla Burgoa

Published

on

O procurador-geral da Bolívia, Juan Lanchipa, confirmou na terça-feira (5) que o ex-ministro interino Arturo Murillo entrou nos EUA em 12 de novembro de 2020. O ex-ministro é considerado fugitivo da justiça boliviana, já que está sendo investigado pela compra superfaturada de gás lacrimogêneo, em cerca de R$10 milhões.

“Mantemos nossa demanda para que a Polícia Internacional (Interpol) busque e capture o ex-ministro”, disse Lanchipa, lembrando que o país pediu a ativação do serviço Selo Azul da Interpol para identificação e localização de pessoa vinculada a um crime.

Em 4 de dezembro, a Interpol rejeitou a busca do ex-ministro do Interior por acreditar que o processo contra ele é “político”.

O Ministério Público boliviano também emitiu mandado de prisão contra o ex-ministro da Defesa Fernando Lopez e o ministro dos Hidrocarbonetos, Victor Zamora.

“Não se sabe se eles também fugiram para os EUA”, acrescentou Lanchipa ao informar que o governo dos EUA apenas confirmou o paradeiro de Murillo.

Lopez está vinculado ao escândalo de corrupção associado à compra irregular de gás lacrimogêneo e Zamora é procurado por violações no Campo de Petróleo Boliviano (YPFB) estatal.

Em 5 de novembro, Murillo cruzou de Puerto Suarez, Bolívia, para Corumbá, Brasil, de acordo com a agência local La Razon. Na manhã de 9 de novembro, o ex-ministro teria pegado um vôo para o Panamá.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X