O secretário de Justiça da Escócia, Humza Yousaf, pediu para a Secretária de Interior do governo britânico, Priti Patel que impedisse o presidente dos EUA de entrar no Reino Unido após cenas horríveis em Washington na noite passada
Apoiadores de Trump, muitos deles armados, alegando falsamente que a eleição foi fraudada, invadiram os edifícios do Capitólio enquanto os legisladores se reuniam para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições.
Um manifestante foi morto a tiros pela polícia, enquanto três outros morreram em decorrência de “emergências médicas”. Cerca de 52 pessoas foram presas, a maioria delas por violar o toque de recolher das 18h estabelecido durante o caos pelo prefeito de Washington.
Esta manhã, a primeira-ministra da Escócia Nicola Sturgeon condenou a violência, dizendo que testemunhamos Trump “incitando a insurreição” nos Estados Unidos.
Ela disse ao programa Good Morning Britain: “Em alguns sentidos, a presidência de Donald Trump está se movendo em direção a este momento quase desde o momento em que começou. Mas isso não torna tudo que aconteceu menos chocante.
O que testemunhamos não foram apenas cenas de violações horríveis da lei e da ordem, de pessoas assumindo o assento da democracia, na verdade testemunhamos o presidente dos Estados Unidos incitando a insurreição em seu próprio país.”
Agora, o secretário de Justiça escocês, disse que “seria preciso considerar seriamente” impedir Trump de entrar no Reino Unido se ele tentar vir para cá depois de deixar a Casa Branca.
Houve rumores de que Trump está planejando vir para seu resort Turnberry em Ayrshire, Norte da Escócia, antes da posse de Joe Biden.
Foi relatado que o aeroporto de Prestwick tinha sido preparado para receber um avião às vezes usado por Trump, um dia antes de Biden se tornar presidente, mas o aeroporto e a Casa Branca “minimizaram os rumores”.
Yousaf disse ao Twitter esta manhã: “Assim que ele deixar o cargo, se Trump tentar vir para o Reino Unido, a Secretaria de Interior deve considerar seriamente a possibilidade de negar sua entrada, ela tem o poder se a presença de um político não for favorável ao bem público”.
“O padrão de Trump é estimular a tensão racial e, no dia seguinte, ele incitou uma multidão violenta”, acrescentou o escocês.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
