Connect with us

Indígenas

Centro de Referência Afro-indígena tem água cortada em plena pandemia no RS

Além do risco da interrupção de fornecimento de serviços básicos, indígenas de todo o país sofreram com ações de despejo em plena pandemia durante o ano passado.

Cleber Lourenço

Published

on

Na manhã desta terça-feira (5), o Centro de Referência Afro-indígena do Rio Grande do Sul (o único na cidade Porto Alegre) teve o seu fornecimento de água cortado. Segundo testemunhas, a ação foi realizada sem qualquer apresentação de ordem de serviço e com o acompanhamento da Guarda Civil Municipal da cidade de Porto Alegre. Após o desligamento, eles teriam recebido uma notificação do Ministério Público sobre a ação.

Segundo a própria instituição, “seus membros dedicam empenho em localizar essas pessoas nos territórios periféricos e promover assistência ancorada no resgate de suas origens, línguas e culturas e na luta por seus direitos civis”. 

Despejo

Além do risco da interrupção de fornecimento de serviços básicos, indígenas de todo o país sofreram com ações de despejo em plena pandemia durante o ano passado.

Por três vezes, juízes federais ignoraram e tentaram desrespeitar uma decisão do Supremo Tribunal Federal de maio de 2020, que suspendeu quaisquer ações de reintegração de posse enquanto durar a pandemia. Suspendendo até o fim da pandemia, até mesmo recursos judiciais de reintegração de posse e de anulação de demarcação de territórios indígenas em tramitação no Brasil.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Famílias indígenas estão sob ameaça de despejo pela Guarda Municipal de Florianópolis | Fonte [BR] - A embaixada das notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X