O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou ontem, na terça-feira (29), que vacinará gratuitamente contra covid-19 todas as pessoas que morem em seu país, independentemente de sua nacionalidade, e criticou a postura do presidente colombiano, Iván Duque, que afirmou recentemente que irá excluir imigrantes venezuelanos não regularizados do plano de vacinação do país.
“Na Venezuela, será distribuído gratuitamente a toda a população que vive na Venezuela, sejam colombianos, equatorianos, peruanos, portugueses, italianos. Não vamos fazer como o sanguinário terrorista bárbaro Iván Duque que anunciou (…) que nega vacinas aos venezuelanos que vivem na Colômbia ”, disse.
Ele declarou, também, que foi assinado contrato com a Rússia para a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V que, segundo ele, “deve chegar no primeiro trimestre de 2021”.
“Nos próximos 90 dias, a Venezuela vai vacinar 10 milhões de compatriotas priorizados, por idade, por profissão, por nível de vulnerabilidade (…) de forma segura e gratuita”, afirmou.
A Venezuela tem sido palco desde o início dos ensaios clínicos da vacina russa, cuja eficácia é de 91,4%, de acordo com os resultados da terceira fase.
O Governo venezuelano expressou sua confiança na vacina russa por considerá-la “muito segura” e disse que está preparado para vacinar a população “o mais rápido possível”.
Na semana passada, o país latino-americano ultrapassou mil mortes por covid-19, por isso recorreu à Organização das Nações Unidas (ONU) para liberar os recursos bloqueados pelas sanções e assim iniciar a vacinação em massa de sua população.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
