Connect with us

América Latina

Adolescente de 16 anos é morto pela polícia peruana durante protesto

O caso ocorreu no Centro San José Poblado, na província de Virú. O jovem falecido morreu por causa de um impacto de bala no peito.

Karla Burgoa

Published

on

gun metal barrel

Um menor de 16 anos morreu na província de Virú, na região de La Libertad, local onde estava ocorrendo os protestos contra a nova lei agrária. A vítima foi atingida com um impacto de bala no estômago e foi levado ao Hospital de Virú, mas morreu no caminho. Além disso, outros dois jovens também ficaram feridos e foram levados para o posto de Chao.

Segundo afirmou seus parentes, o jovem estava apenas caminhando na área quando recebeu o impacto da bala da polícia, que acabou com sua vida.

“Ele tinha 16 anos, foi às compras e passou pela região. Ele morava em San José e estava no quarto ano. Ele estava passando pela área e a polícia começou a atacar”, disse um parente do menor falecido.

Um grande número de trabalhadores do setor agrícola tomou a rodovia Pan-americana, o que causou novos confrontos com a Polícia Nacional no distrito de Chao, após a aprovação do novo projeto de reforma agrária pelo Congresso da República. Conforme relatado por  manifestantes, a polícia estava reprimindo violentamente as manifestações com botijões de gás lacrimogêneo.

Nova lei agrária foi aprovada pelo congresso

Ontem, 29, o Congresso aprovou com 58 votos a favor, 32 contra e 29 abstenções o último parecer proposto pela Comissão de Economia.

Esta nova lei agrária estabelece que a remuneração básica não deve ser inferior ao salário mínimo nacional; Além disso, receberão uma gratificação por trabalho agrícola (BETA) de 30% da Remuneração Mínima de Vida (RMV), que equivale a S/279.

Contudo, a proposta da nova lei não atende as expectativas que os trabalhadores haviam solicitado “É uma piada” afirma Susan Quintanilla, presidente do Comitê de Luta dos Trabalhadores da Agroexportação de Ica, afirmou em entrevista ao jornal “La República”, e por isso, os trabalhadores organizaram novas manifestações.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista boliviana, periodista potiguar. Formada pela UFRN, já trabalhou com telejornalismo diário e rádio, e atualmente, busca por meio da escrita, contribuir por uma mídia brasileira que enxergue a América Latina além dos esteriótipos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X