Connect with us

Europa

Sérvia é acusada de enviar ilegalmente vacinas de covid-19 para o Kosovo

Os dois países têm relações estremecidas desde a independência do Kosovo, em 2008

Ady Ferrer

Published

on

A Sérvia teria enviado 55 doses de vacina da covid-19 para cidades no norte do Kosovo de maioria sérvia, sem a autorização do governo do país, no último dia 24. As doses teriam sido enviadas para aplicar em trabalhadores da saúde, mas foi doado para idosos com doenças crônicas.

Outros caminhões com mais doses estariam a caminho do país no domingo, 27, mas autoridades do Kosovo anunciaram uma investigação sobre o caso. Esses caminhões teriam, então, retornado à Sérvia.

A presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, afirmou que as ações são “atos flagrantes de violação dos acordos assinados em Bruxelas entre o Kosovo e a Sérvia”. Já Alexandar Vucic, presidente da Sérvia, afirmou que o país só estava tentando salvar vidas.

Os dois países surgiram como nação depois da última das guerras que levaram à desintegração da Iugoslávia, entre 1998 e 1999. Desde então, a Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, proclamada em 2008. As relações começaram a ser normalizadas somente em 2013, quando foi assinado um tratado mediado pela União Europeia em Bruxelas.

A Sérvia recebeu as primeiras doses da vacina em 22 de dezembro. Já o Kosovo espera receber o imunizante no ano que vem.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X