O conselho de Murdock, no estado norte-americano de Minnesota, votou de forma anônima e foi vencido por 3 a 1 para conceder permissão para que o grupo Asatru Folk Assembly use uma antiga igreja luterana como seu espaço religioso.
O AFA é um grupo de supremacistas brancos com origem na Islândia na década de 1970. Os membros, todos brancos, acreditam em deuses da era pré-cristã europeia.
“Nós acreditamos que, como europeus do norte, que não é só nosso direito de nascença mas nossa obrigação manter essa memória ancestral e de cultuar se essa é a palavra certa. Cultuar nossos deuses e nossos ancestrais”, disse Allen Turnage, um porta-voz do grupo, em entrevista ao jornal KARE11
A ONG Southern Poverty Law Center, organização especializada em direitos civis, classificou o AFA como grupo de ódio. O prefeito de Murdock, Craig Kavanagh, disse em nota que a discussão não era sobre raça e sim sobre liberdade religiosa.
“Nós, como líderes da cidade de Murdock, queremos que saibam que a cidade de Murdock condena o racismo em todas as suas formas: consciente, inconsciente, em qualquer lugar, em qualquer momento, agora e no futuro”, disse.
Depois da votação, o grupo Murdock Area Alliance Against Hate lançou uma petição para tentar impedir que a igreja seja usada pelo grupo e dizem estar atentos para qualquer movimentação do AFA.
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
