Connect with us

Europa

Jornalistas da Al Jazeera têm iPhones hackeados

O grupo Citizen Lab, da Universidade de Toronto, descobriu que o spyware usava a câmera do celular para tirar fotos, tinha acesso às senhas e ao GPS e também gravou as ligações telefônicas.

Ady Ferrer

Published

on

blur bright business codes

Pelo menos 37 repórteres da agência de notícias Al Jazeera tiveram seus iPhones hackeados por um spyware conhecido como Pegasus, desenvolvido pelo grupo NSO, sediado em Israel. O hackeamento foi através de uma falha no iMessage, aplicativo de mensagens nativo do ios, de forma silenciosa. Ou seja, os usuários não precisaram acessar um link para que o spyware fosse instalado no aparelho.

O grupo Citizen Lab, da Universidade de Toronto, descobriu que o spyware usava a câmera do celular para tirar fotos, tinha acesso às senhas e ao GPS e também gravou as ligações telefônicas. O grupo afirma que os ataques foram orquestrados por pelo menos 4 clientes da NSO, incluindo o governo da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

 Essa mesma tecnologia teria sido usada pela Arábia Saudita para monitorar o jornalista Jamal Khashoggi, morto dentro do consulado saudita na Turquia em 2018. A inteligência dos Estados Unidos concluiu, em novembro daquele ano, que a morte foi encomendada pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman.

Outra evidência encontrada pelo grupo foi de um ataque conhecido como “Zero-Click” proveniente do governo dos Emirados Árabes Unidos. A preocupação é com um aumento expoente desses tipos de ataques governamentais a jornalistas.

O grupo NSO disse que ainda não viu o documento elaborado pelo Citizen Lab, mas que nem Arábia Saudita, nem Emirados Árabes Unidos são seus clientes. Ambos os governos não quiseram comentar sobre o assunto.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X