Durante uma entrevista para o site ProPublica, o ex-secretario de Estado do governo Obama e provável secretário especial do governo Biden, John Kerry culpou parcialmente as mudanças climáticas pela devastação da Síria, ignorando a sua contribuição direta durante a administração Obama pelo apoio à CIA que armou terroristas Salafi-jihadistas e sua a responsabilidade pela ascensão ISIS em uma tentativa fracassada de enfraquecer o governo de Bashar al-Assad.
Para o o ex-secretário de Estado, foi o clima que fortaleceu os movimentos rebeldes que depois se aliaram aos terroristas do ISIS.
Quando perguntado sobre qual seria a conexão entre as mudança climática e a migração de pessoas no mundo ele respondeu:
(…)Na Síria, esta não foi a causa do levante árabe, e não foi a causa da Guerra Civil, mas contribuiu muito significativamente para a intensidade da guerra quando mais de um milhão de pessoas se mudaram do deserto, onde não podiam mais criar seu gado, eles não poderiam mais viver. Eles vieram para Damasco, e qualquer um dirá a você que isso contribuiu de forma muito significativa para a capacidade de agitação e insurgência que se seguiram.
Pessoalmente, pensei que a pressão da migração na Europa durante a crise síria foi o grande sinal de alerta para todos. O único grupo de pessoas sendo relativamente (…)
Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.
