O estado do Texas entrou com um processo contra Google por um “acordo ilegal” que teria dado privilégios para o Facebook no mercado de publicidade online. De acordo com o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, outros estados também assinam o processo judicial.
O esquema teria começado em 2017, quando foi anunciado o Facebook Audience Network, que permitia empresas anunciarem seus produtos, suportando o “header bidding” – uma técnica que permite que vendedores ganhem por lances de diversas plataformas ao mesmo tempo. O Facebook faria concorrência direta ao Google Ads.
Mas, de acordo com a investigação, a intenção não era competir e sim que a Google os comprasse. Em setembro de 2018, entraram num acordo: os anunciantes usavam o Facebook Audience Network para dar lances pelo Google Ads, e a Google daria privilégios ao Facebook em leilões de ads.
O caso está amparado na Seção 1 da Sherman Act, ou Lei Sherman Antitruste, que torna ilegal que empresas façam acordos para restringiram o comércio. Ambas as empresas já respondem processos amparados na Seção 2 da mesma lei, que trata especificamente sobre monopólio.
Tanto o Facebook quanto a Google dizem que os acordos foram legais. A investigação está sob sigilo de justiça.
Aproveitando o ensejo….
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