Connect with us

América do norte

Em 2020 os EUA prenderam mais de cem jornalistas

O site também registrou mais de 17 relatos de apreensão de equipamentos e mais de 60 violações da liberdade de imprensa durante a cobertura das eleições norte-americanas que ocorreram esse ano.

Cleber Lourenço

Published

on

internet writing technology computer

Segundo o site Press Freedom Tracker, que reúne mais vinte grupos de liberdade de imprensa nos Estados Unidos, durante 2020, 120 jornalistas foram presos.

O site também registrou mais de 17 relatos de apreensão de equipamentos e mais de 60 violações da liberdade de imprensa durante a cobertura das eleições norte-americanas que ocorreram esse ano.

Além disso, 960 violações à liberdade de imprensa em protestos nacionais por justiça social foram registradas.

Sete meses após o início dos protestos do Black Lives Matter, pelo menos 12 jornalistas ainda enfrentam acusações criminais – alguns dos quais com penas de prisão e multas.

Um dos casos mais emblemáticos é o do fotojornalista Tomas Murawski, repórter do The Alamance News, que preso enquanto cobria uma manifestação em Graham, Carolina do Norte, em 31 de outubro de 2020.

Em novembro Vishal Singh, um cinegrafista que trabalha em documentários da Netflix e cobre manifestações em Los Angeles, foi preso enquanto filmava protestos eleitorais em apoio ao movimento Black Lives Matter.

Esse é o retrato do país que se auto-intitula a “terra da liberdade”.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X