Connect with us

Indígenas

Indígenas na Bahia são ameaçados de despejo em plena pandemia

Agora, a justiça deu 20 dias para que o Cacique Val organize a saída da comunidade com acompanhamento da Polícia Federal.

Cleber Lourenço

Published

on

Território Tupinambá de Olivença é ameaçado de despejo em plena pandemia.

Em 2013, 70 índios da etnia tupinambá ocuparam o Hotel Fazenda da Lagoa, – que está desativado há seis meses por conta de um embargo do Ibama já que o hotel fica em uma área de conservação, e os proprietários não possuem licença ambiental – no município de Una, a 40 km de Ilhéus, no sul da Bahia.

A ação buscava reivindicar a demarcação da chamada reserva Tupinambá, com 47 mil hectares que fica próxima à área do Hotel e se estende por Una, Ilhéus e Buararema.

Agora, a justiça deu 20 dias para que o Cacique Val organize a saída da comunidade com acompanhamento da Polícia Federal.

Os indígenas atualmente ocupam uma área pertencente ao empreendimento “Canto das Águas” da empresa Ilhéus Empreendimentos S/A, em plena pandemia.

Em 2014, o Cacique Val Tupinambá relatou que as ações de reintegração estariam ocorrendo com violência, com disparo de tiros e, inclusive, o uso até de granadas de efeito moral. Na ocasião a Polícia Federal negou o uso de granadas e afirmou que apenas reagiu ao ataque dos indígenas.

Veja um trecho da decisão na justiça:

Imagem

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Juízes ignoram o STF três vezes seguidas para despejar indígenas na pandemia | Fonte [BR] -

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X