Connect with us

América Latina

O MP da Bolívia abre inquérito contra líder do golpe e chefes militares e de polícia

A investigação foi aberta depois que a ex-deputada do Movimento ao Socialismo (MAS), Lidia Patty, apresentou uma denúncia por “terrorismo” e “golpe” contra o atual líder do Creemos, Luis Fernando Camacho

Cleber Lourenço

Published

on

O Ministério Público boliviano iniciou uma investigação contra dirigentes políticos de extrema direita e comandantes militares, entre eles o extremista José Luis Camacho, um dos catalizadores do violento golpe que perseguiu membros e dirigentes de partidos de esquerda e abriu caminho para a saída do ex-presidente Evo Morales em novembro de 2019, ao mesmo tempo em que emitiu um alerta de imigração para que o presidente não pudesse sair do país.

O promotor, Omar Mejillones, informou que Morales e seu ex-vice-presidente Álvaro García Linera serão convocados a testemunhar como vítimas, segundo o jornal boliviano ‘La Razón’.

A investigação foi aberta depois que a ex-deputada do Movimento ao Socialismo (MAS), Lidia Patty, apresentou uma denúncia por “terrorismo” e “golpe” contra o atual líder do Creemos, Luis Fernando Camacho; seu pai, José Luis Camacho, e os ex-comandantes das Forças Armadas, Williams Kaliman e Sergio Orellana, bem como da Polícia, Vladimir Calderón.

A queixa apresentada contra eles inclui crimes de terrorismo, sedição e conspiração.

O promotor explicou que “é sabido pela imprensa que houve algum grau de coordenação entre o senhor Camacho, seu pai e chefes militares e de polícia para levar a cabo justamente todos esses fatos que levaram à renúncia do ex-presidente Evo Morales “.

Mejillones se refere a um vídeo que circulou nas redes sociais no qual Camacho detalha que seu pai fechou acordos com militares e policiais, forças que tiveram papel crucial na renúncia de Morales após sua vitória nas eleições presidenciais de 2019.

Em setembro do ano passado, Eduardo Bolsonaro (o embaixador chapeiro) chamou Camacho, o líder golpista, para tratar de adesão da Bolívia ao Mercosul.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Nada é mais importante para a democracia do que um eleitorado bem informado. Apaixonado por jornalismo e política. Textos publicados em: Revista Forum, Congresso em Foco e no UOL (pelo blog Entendendo Bolsonaro)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X