Connect with us

América do norte

Funcionário do governo americano se demite após denúncias de fraude de dados da covid-19 na Flórida

Ron Filipkowski, vice-presidente da comissão que escolhe juízes federais na Flórida, renuncia sua posição após polícia estadual apreender eletrônicos de cientista de dados crítica ao governador.

Ady Ferrer

Published

on

Ron Filipkowski, vice-presidente da comissão que escolhe juízes federais na Flórida, renuncia sua posição após polícia estadual apreender eletrônicos de cientista de dados crítica ao governador. Filipkowski é Republicano e foi escolhido pelo governador do estado, Ron DeSantis, para a posição. Ao renunciar, chamou a resposta das autoridades do estado à pandemia de “imprudente e irresponsável”.

Entenda o caso

A cientista de dados Rebekah Jones vem acusando autoridades e o governador da Flórida de manipular dados da Covid-19 no estado. Segundo Jones, ela foi demitida do Departamento de Saúde da Flórida em maio por se recusar a divulgar dados incorretos que dariam a entender que o estado tem a pandemia sob controle.

Ontem (8), Rebekah postou uma vídeo no Twitter onde acusava o governador DeSantis, do Republicanos, de enviar a polícia estatal para a sua casa para apreender  computador, celular e pendrives. Jones afirma que esses dispositivos continham provas de atividades ilegais do estado. Durante a abordagem, os policias apontaram armas para a cientista e sua família, incluindo seus dois filhos.

Segundo a polícia, a investigação é referente a um acesso ilegal ao sistema de gerenciamento de emergência. Um indivíduo não autorizado enviou uma mensagem de texto a um grupo de 1.750 funcionários pedindo que falassem sobre o real número de mortos no estado. A mensagem dizia:

“é hora de falar antes outras 17 mil pessoas morram. Vocês sabem que isso é errado. Você não tem que fazer parte disso. Seja um herói. Falte antes que seja tarde demais”.

Rebekah Jones nega que tenha mandado a mensagem, pois os dados enviados não seriam precisos. A cientista não foi presa nem acusada criminalmente. Filipkowski se diz indignado e que se Rebekah cometeu algum crime, “não é nada em comparação com o mal que ela estava tentando prevenir”, completa.

Aproveitando o ensejo….
Aqui na Fonte BR, trabalhamos muito para entregar para vocês informações de qualidade amparadas unicamente na realidade dos fatos. Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você?
Clique aqui e seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo.

Jornalista formada pela UCPel-RS, especialista em Relações Internacionais pela UnB e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Belas Artes de São Paulo. Podcaster no MIDcast política, #AdyNews e SulCast.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Nova Snowden: Mulher que denunciou fraude de dados da covid-19 na Flórida é presa | Fonte [BR] - A embaixada das notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Fonte!

Que tal apoiar o jornalismo independente que fazemos para você? Seja um assinante. Fortaleça o bom jornalismo. 

X